Porque fazer Conciliação Bancária

Conciliação Bancária é uma atividade da área Financeira muito importante a ser realizada nas empresas independente de seu tamanho, porém mesmo nos dias de hoje é pouco praticada.

É claro que cada vez mais sua prática se torna necessária e obrigatória.

A palavra conciliar significa ajustar, adequar, harmonizar, confirmar, também pode ser usada no sentido de fazer um acordo ou mediar conflitos.

Na vida pessoal o ato de conciliar garante que nada foi deixado de confirmar, que nada foi esquecido, checar uma lista por exemplo quando vamos ao supermercado para nada seja deixado na compra.

Nas empresas não é diferente, tanto no Financeiro como Contábil ter certeza dos fatos é primordial pois assim garantimos a veracidade dos fatos (valores, datas, nomes e demais informações das transações efetuadas).

A contabilidade depende 100% das informações que recebe do financeiro, e este, envia toda a movimentação (pagamentos, recebimentos, transferências, depósitos, saldos e mais), ou seja, todos os detalhes sobre as finanças da empresas.

Tudo numa empresa se transforma em dinheiro; e a métrica que permite medir todos os processos para que os gestores tomem decisões fundamentadas na informação útil, informações verdadeiras que alimentam os principais relatórios, por exemplo, o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (pagamentos, recebimentos e disponibilidades na linha do tempo), Demonstrativo de Resultados (DRE), Balanço Patrimonial e Orçamento Empresarial.

Sendo assim a “Conciliação Bancária” é o Processo que garante que as informações Financeiras sejam Verdadeiras evitando erros, fraudes e estar preparado para auditorias internas e externas.

Conciliação é um processo diário, de preferência a primeira atividade a ser realizada no dia onde ajustamos e confirmamos toda movimentação (pagamentos, recebimentos, transferências e saldos) Bancária, Administradoras de Cartões de Crédito e Débito e Caixa Menor. Qualquer inconsistência deve ser corrigida ajustando saldos, reprogramando pagamentos e recebimentos, e caso necessário renegociando com fornecedores e clientes.

Os Sistemas de Informação ajudam muito neste processo onde se exporta o Extrato Bancário (OFX) direto para o Sistema fazer a leitura (Conciliação Eletrônica) e encontrar os lançamentos que estão no extrato dentro do seu Sistema, assim poder Conciliar os valores encontrados, caso não o encontre ou estejam com dados diferentes, já é motivo para verificar os lançamentos previstos e corrigir. Pode parecer complexo, mas é um processo simples que garante e permite ajustar o Saldo do Extrato com o Saldo do Sistema, que deve ser igual.

O Caixa Menor para pequenas despesas pagas em dinheiro também deve ser conciliados não eletronicamente pois o extrato não é exportado do Banco e sim do próprio controle de Caixa, porém o procedimento é igual.

A Conciliação dos Cartões de Crédito é um pouco mais complexa pois as Administradoras de Cartão não disponibilizam de forma simples as informações compatíveis com os Sistemas de Informação, o que não impede de confirmar todas as transações unitárias, totais do dia, taxas aplicadas, descontos por aluguel de máquinas. Caso a Empresa realize Antecipações o processo precisa de mais atenção e dedicação. Acontece que não tem como não fazer esta atividade pois ela trata de seus recebíveis (Ativo)

Estas informações serão exportadas para Contabilidade que ainda realizara um novo confronto já dentro dos Sistema Contábil que ela opera, assim qualquer diferença será verificada atendendo um Plano de Contas, Extratos Bancários, sua movimentação e saldos.

“Conciliação Bancária” é a atividade mais importante na área Financeira pois garante a verdade das informações que seguirão para os principais Demonstrativos Financeiros e Econômicos e Indicadores de Desempenho. É um processo que as Pessoas e Sistemas devem praticar e se aprimorar constantemente, um ciclo de “Melhoria Contínua”. Um grande Investimento.

Quanto vale sua informação? Espero ter ajudado a entender um pouco mais este processo e também motivado para que se caso não seja realizado na sua Empresa, inicie logo, e se já é realizado, parabéns!

email
About The Author

Alvaro Kovachy

Tenho 58 anos, 25 de casado e 39 de experiência profissional em Cargos Gerenciais e Direção, Funções Comerciais, Administrativas e Financeiras junto a empresas Nacionais e Multinacionais. Consultor, Assessor e Treinador Gerencial, prestando serviços para as micro, pequenas e médias empresas agregando valor e informação nos processos, produtos e pessoas afim de tornar seus Negócios Mais Lucrativos

2 Comments

  • Tadeu

    Reply Reply 7 de agosto de 2017

    O cara que fazia os gols mais bonitos da Vargem Grande.

  • Gino Mantuano

    Reply Reply 7 de agosto de 2017

    Parabens.
    Abraco.

Leave A Response

* Denotes Required Field