Administração Financeira Parte 02: Porque é Importante

Você sabe Como Fazer a Administração Financeira do seu Negócio e sair da Gestão Espontânea para Gestão Profissional ?

Continuando no tema Administração Financeira (Parte 02); nós paramos no momento onde dizia que todas as perguntas acima tem resposta com nomes, números, valores e datas. As respostas são imediatas quando a Empresa tem uma Administração Financeira que utiliza Controles, Demonstrativos e Indicadores de Desempenho, Pessoas Treinadas, ou seja, Processos Eficazes e Eficientes executados por Pessoas Qualificadas.
Além de Pessoas e Processo temos um terceiro “P” que é o Produto. O Produto ou Serviço deve ser desejado e valorizado pelo seu cliente (Valor Percebido pelo Cliente)

Quanto maior é a Qualidade no seu Negócio das Pessoas, Processos e Produtos ou Serviços, melhor será o Resultado Financeiro e Social.

Então, já que os cenários mudam constantemente se torna necessário Medir a todo momento tudo !

Sem parar , ciclos iniciam e terminam e se iniciam novamente a assim vamos …, isto é chamado de Ciclo de Vida do Produto (CVP) , ou seja, os diversos momentos da venda que Produtos, Serviços, Marcas, Empresas passam desde seu nascimento atá sua morte:
  1. Desenvolvimento
  2. Introdução
  3. Crescimento
  4. Maturidade
  5. Declínio

 

ciclo3

 

O Que ontem foi bom hoje não é mais ! Somos obrigados a nos Re-inventar sempre, seja Criativo, Diferente, Eficaz, Eficiente, Invista em Novos Produtos, Serviços e Tecnologias, Contrate os melhores Parceiros, Venda Mais, Lucre Mais, Ganhe Participação de Mercado, e sempre  se situe no lugar do outro, é isso que nosso cliente espera !

Imagine por um segundo onde seu cliente quer que você esteja no futuro !

Esta deve ser sua “Visão” , quando você chegar lá seu Cliente vai conseguir satisfazer a necessidade ou desejo e assim terá sua fidelidade, mas logo ele vai buscar outro desejo, então o Ciclo continua …..

Há situações que podemos Controlar e outra não, mas podemos nos prevenir (Planejar) !

Chamamos de Variáveis Não Controláveis (Concorrência, Cultural, Social, Tecnológica, Econômica, Política e Legal) aquelas que não tinham sido Planejadas e independem da nossa existência, o que não impede de estar preparado para superá-las.

Sem Planejamento o Risco aumenta muito !

Já as Variáveis Controláveis são e devem ser Administradas constantemente (Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos e Prova Física) pois estas podemos e devemos gerenciá-las.

 

  1. Produto
  2. Praça
  3. Preço
  4. Promoção
  5. Pessoas
  6. Processos
  7. Prova Física

 

7ps-marketing-ps

 

 

  • Imagine que seu Negócio vai começar agora ou mesmo que já exista, está acabando o ano, se iniciando outro, e nos perguntamos Como foi este ano que termina e como vai ser o ano que chega, O Que você diria e faria ?
  • Imagine que Você e seu Time Investiram dinheiro, Tempo, Saúde, Sacrifícios, Imagem, Marca,,,,, durante um período, e aí você se pergunta, Está valendo a Pena todo esse dispêndio de Energia ? Continuamos ?

 

As respostas estão sempre com a gente, mas devemos entender, interpretar os números pois os números “Falam”, são Indicadores muito valiosos, São “A Informação “

 

São os Demonstrativos Financeiros e Econômicos que vão responder a maioria das principais perguntas, eles nos falam da Macro Gestão da Empresa e são Ferramentas de Avaliação, Diagnóstico e Tomada de Decisão Financeira e Econômica. Eles tem propósitos diferentes porém complementares para Gestão,

  • Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE: relativo ao Desempenho e Situação Econômica, quanto que é gerado de Lucro ou Prejuízo em determinado período, apuração da Rentabilidade. Sua elaboração é no Regime de Competência
  • Balanço Patrimonial – BP: demonstra a Situação Financeira e Patrimonial (Bens, Direitos e Obrigações em determinado período). Apuração da Rentabilidade. Sua elaboração é no Regime de Competência
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa – DFC: relativo ao Desempenho e Situação Financeira, entradas, saídas e saldos de dinheiro em determinado período presente é futuro. Sua elaboração é no Regime de Caixa
  • Orçamento Empresarial – OP: relativo ao Planejamento Financeiro com todo controle de entradas, saídas e resultado para um determinado período.

Os dois primeiros são realizados pela Contabilidade e envolvem aspectos legais, os dois últimos são realizados pela Direção e Gerência Financeira. A base das informações contidas neles devem ser as mesmas independente do tipo de Regime (Competência ou Caixa). Fazer a “Leitura e Interpretação” (Análise) deles é Fundamental e “Obrigatória”

O objetivo dos artigos seguintes é apresentar repostas ! 

Espero que tenha sido útil ! na Parte 03 vamos continuar a falar dos 4 Demonstrativos Obrigatórios na Administração Financeira , continue lendo e pode curtir e enviar mensagens !

Obrigado !

email
About The Author

Alvaro Kovachy

Tenho 58 anos, 25 de casado e 39 de experiência profissional em Cargos Gerenciais e Direção, Funções Comerciais, Administrativas e Financeiras junto a empresas Nacionais e Multinacionais. Consultor, Assessor e Treinador Gerencial, prestando serviços para as micro, pequenas e médias empresas agregando valor e informação nos processos, produtos e pessoas afim de tornar seus Negócios Mais Lucrativos

Leave A Response

* Denotes Required Field